Ciudad del Este é uma cidade praticamente toda comercial, tanto que alguns paraguaios até citam que se conhecermos apenas esta cidade do país de fato não conhecemos o mesmo, de modo que para se ter uma experiência a capital Asunción seria uma boa opção. A proximidade do Brasil e os baixos preços praticados atraem milhares e milhares de turistas em busca de objetos alguns de boa qualidade, outras nem tanto, sempre pechinchando para obter descontos.

sam_0226
Fronteira Brasil-Paraguai

Ciudad Del Este possui forte apelo para o Turismo de Compras, e ele é o carro-chefe que movimenta a economia da cidade. Desta forma, a visita até a cidade se justifica pela procura de produtos que possuem preços menores já que não possuem impostos embutidos. Desta forma, atrativos em si não relativos ao turismo de compras não foram encontrados/visitados.

O enorme fluxo de pessoas faz com que uma maior demanda de policiais seja necessária, e caminhar na cidade seja um grande exercício de paciência e cuidado, seja pelo cuidado com a segurança, ou mesmo para fugir dos vendedores de rua. (de meias, principalmente)

Não encontramos posto de atendimento ao turista na cidade, bem como foi constatada a ausência de sinalização clara. Tendo como foco o turismo de compras, seria sugerido o uso de placas indicativas das lojas, funcionando de forma semelhante aos locais onde há grande quantidade de atrativos turísticos de fato.

sam_0256
Ruas tumultuadas de Ciudad Del Este

Outro ponto a ser destacado é a inexistência de pontos claros para pedestres atravessarem, o que dificulta e pode causar acidentes, já que eles buscam pontos no meio das avenidas para efetuarem esta travessia muitas vezes com muitas sacolas e afins.

Os preços foram considerados bons e até menores do que se imaginava, porém em qualidade inferior no que se refere a alguns serviços e produtos. A alimentação na cidade se mostrou restrita, principalmente por não contar com grandes e bons restaurantes, ficando o público que visita a cidade restrito a opções simples de alimentação e lanches.

sam_0257

Alguns dos pontos de visitação incluem:

a) Snow Park

Fica dentro do Shopping Paris em Ciudad Del Este. Com uma área de aproximadamente 4.200m², foi inaugurado há poucos meses. Pode ser considerado um dos oito melhores do mundo por ser um parque de neve dentro de um shopping. Durante o primeiro final de semana, o parque atraiu o interesse de mais de 20 mil pessoas para patinar no gelo em Ciudad Del Este. O Snow Park está aberto todos os finais de semana em dois turnos de 4 horas: das 10h às 14h e das 16h às 20h.
No que se refere aos preços, crianças menores de 3 anos não pagam, enquanto crianças de 3 a 12 anos pagam US$10 (dez dólares). Pessoas com mais de 12 anos: US$14 (quatorze dólares).
b) Shopping Ciudad Del Este

Neste shopping ficamos boa parte do tempo na cidade, muito pelo fato de possuir diversas lojas e também uma praça de alimentação no topo. As lojas praticam bons preços, mas sem dúvidas com destaque para a área de bebidas, onde uma bebida importada poderia sair até 60% mais barata que se comprada no Brasil.

Haviam banheiros limpos e um vasto estacionamento. A praça de alimentação deixa um pouco a desejar pela falta de opções, dado o alto número de pessoas que circulam por lá seria mais coerente um espaço maior.

c) Principais Lojas e Galerias

Lojas:

Monalisa https://www.monalisa.com.py/

Nave Shop http://naveshop.com.py/

Casa China http://www.casachina.net/

Casa Nippon http://www.casanippon.com.py/

Master 10 http://www.master10.com.py/

Compubras Computers – http://www.compubras.com/home

Galerias:

Shopping Del Este – http://www.shoppingdelesteparaguay.com

Shopping Americana

Shopping Vendôme – http://www.vendome.com.py/vendome/index.html

Shopping Lai Lai Center

sam_0260