Apresentamos agora a segunda parte sobre documentação para entrada nos países componentes de toda a América. Na primeira parte (confira AQUI), apresentamos o que é necessário para entrar em todos os países da América do Sul. Agora, vamos para o lado de cima do mapa, apresentando o que é necessário para entrada em países da América do Norte, ou seja, México, Estados Unidos e Canadá.

México

A terra do Chaves, da tequila, da novela A Usurpadora e de muita, mas muita história é o destino mais acessível para nós brasileiros como turistas. Até 2013, brasileiros precisavam de uma autorização eletrônica para visitar o país, porém um acordo entre os dois países eliminou esta exigência. Agora, brasileiros necessitam ter passaporte com validade de 6 meses para permanecer até 90 dias (a princípio, este prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias, segundo informações da Embaixada Mexicana no Brasil).

É necessário, portanto, ter:

-Passaporte, com validade de pelo menos 6 meses
-Passagem de Ida e Volta

É bom ter, para o caso de pedirem na imigração:

-Comprovantes de reserva de hotel
-Comprovante de capacidade financeira (cartão de crédito, dinheiro em espécie ou traveler checks)

Não é obrigatória vacinação contra a Febre Amarela para visitar o país (por enquanto, mas esse panorama pode mudar, diversos países na América estão passando a exigir devido aos surtos de Febre Amarela que ocorrem atualmente).

Estados Unidos

A visita na terra do Tio Sam só pode ser concretizada para brasileiros na modalidade de Turismo portando o visto B2. E saibam que como em qualquer país que exige visto, tê-lo não garante sua entrada imediata no país, essa decisão cabe ao agente de imigração que você consultará assim que desembarcar nos Estados Unidos. Desta forma, é necessário ter ao desembarcar nos EUA como turista:

-Passaporte válido, com validade mínima de 6 meses.
-Visto americano
-Comprovante de volta ao país de origem (normalmente passagem aérea de volta)
-Comprovante financeiro

É bom ter fácil também:

-Comprovante de hospedagem nos EUA

Quanto ao visto, para conseguí-lo é necessário:

1. Preencher o formulário online DS-160 no https://ceac.state.gov/genniv/
2. Pagar a taxa MRV, de 160 dólares
3. Agendar ida ao CASV para coleta de foto e dados de impressão Digital
4. Agendar entrevista
5. Ir na entrevista e torcer!

Tendo o visto concedido, você poderá retirar o passaporte com o visto ou recebê-lo em sua casa.

Na entrevista, o objetivo é provar ao agente de imigração que você possui vínculos suficientes com o Brasil para não ficar lá definitivamente como ilegal. Por isso, cabe portar documentos que mostrem vínculos com o nosso país, que podem ou não ser solicitados pelo agente. Pode ser solicitado:

-Imposto de renda
-Extratos bancários (referentes aos últimos 3 meses)
-Contracheques ou holerites(últimos 3 meses)
-Declaração da faculdade
-Certidão de casamento

Lembre-se: ter o visto não é garantia que você será admitido no país. Pode ocorrer que caso não atenda alguma exigência na chegada, seja deportado. Portanto é conveniente ser seguro nas respostas que o agente da imigração fizer, assim como estar com a documentação pronta para o caso dele pedir algo.

Canadá

O processo de visto canadense para turistas é diferente comparado ao americano. Ele não exige entrevista e todo o procedimento pode ser realizado online. Ao desembarcar em terras canadenses, tenha:

-Passaporte válido
-Visto canadense

Não necessário mostrar, mas caso ocorra, é bom ter:

-Endereço do local da hospedagem (Comprovante de reserva de hotel, ou se for ficar na casa de amigos ou parentes, a carta convite com endereço e afins).

-Seguro Saúde (recomendável para visitantes e obrigatório para estudantes)
LOA (Carta de Aceitação – para estudantes) ­

Quanto ao visto, normalmente conseguí-lo envolve 4 etapas:

1) Verificação de elegibilidade do sistema de visto on-line: http://www.cic.gc.ca/english/visit/ ;

2)Preenchimento dos formulários e anexação de documentos;

3)Envio on-line da sua solicitação de visto;

4)Envio, por correio, do seu passaporte e do formulário gerado pelo sistema (no caso do visto ser concedido).

Corre na internet a história de que brasileiros seriam isentos de visto para entrada no Canadá, mas o que se sabe oficialmente é que somente brasileiros que tenham green card americano (ou seja, visto de residente) ou que já tenham visitado o país nos últimos dez anos que precisarão de uma autorização eletrônica apenas para entrar no país.

visa_canada
Site de imigração canadense confirmando que brasileiros com Green Card necessitam apenas de eTA