Brasília: a experiência turística na capital do Brasil

A primeira coisa que ouvi quando disse que visitaria a capital federal foi: o que você vai fazer lá, vai se candidatar? Não, não…Longe disso… Iria para Brasília para de fato conhecer um pouco da nossa capital! Sim, apesar de algumas pessoas acharem que a capital do Brasil é o Rio de Janeiro…Ou São Paulo…Ou Salvador (sim, alguns gringos pensam), Brasília é o centro do poder do país, fundada em 21 de abril de 1960, possui suas peculiaridades e atrativos que são perfeitos para uma visitação de entre dois e quatro dias. Claro, pode-se aproveitar e explorar na sequencia as maravilhas dos arredores, como a Chapada dos Veadeiros e a lindas Pirenópolis e Cidade de Goiás, mas se você procura uma viagem relativamente acessível financeiramente, num final de semana ou mesmo no feriado com três dias, vale a pena pensar em Brasília! Mostro a seguir um pouco da experiência turística na cidade!

IMG_5793
Congresso Nacional

Para a construção da cidade, mais de 60 mil trabalhadores foram contratados, oriundos de todas as regiões do país, principalmente do Nordeste. A falta de estrutura para sua chegada e as condições precárias das pessoas que se mudaram para a região da nova capital ocasionaram o surgimento de várias cidades-satélites, o que nos mostra então que Brasília é somente o chamado Plano Piloto. Sim, Plano Piloto pois é dividida como um avião, onde:

-Eixão (Eixo Rodoviário) – ligação de norte a sul (as asas do avião).

– Eixo Monumental – ligação de leste a oeste (corpo do avião).

– Leste (sigla L) – a cabine do avião.

– Oeste (sigla W) – a cauda do avião.

PLANO PILOTO BRASILIA GOOGLE MAPS 2018
Plano Piloto, Brasíia. Google Maps, 2018.

A Praças dos Três Poderes é um dos pontos principais da cidade e pode ser o início do seu roteiro, vindo do Ônibus Aeroporto (que custa doze reais) ou mesmo de Táxi/Uber. Este ponto é assim chamado por ser sede do Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal), Executivo (Palácio do Planalto) e Legislativo (Congresso Nacional). No final desse post citarei como você faz para visitar internamente os prédios governamentais.

SAM_0001
STF

Da Praça dos Três Poderes, você estará, após passar pelo Congresso Nacional (o Senado está na cúpula menor, com a concavidade virada para baixo e a cúpula maior, virada para cima, abriga a Câmara dos Deputados) na chamada Esplanada dos Ministérios, que concentram os prédios de todos os Ministérios do país.

SAM_0033

Você também encontrará no decorrer da Esplanada a bela Catedral de Brasília, inaugurada em 1970 e projetada por Oscar Niemeyer (claro!), o Museu Nacional de Brasília (Entrada Gratuita) e a Biblioteca Nacional que valem uma visita com mais calma.

SAM_0027
Catedral

Mais a frente você encontra o Mirante da Torre de TV, suba até o topo, é de graça, e veja a bela vista lá de cima. Nos finais de semana ocorre uma feira onde é possível comprar diversos artesanatos e provar da culinária popular de diversas partes do Brasil. Aproveite para tirar uma foto (sem concorrência será difícil hehe) nos dizeres “Eu Amo Brasília” lá localizados.

SAM_0035
Uma das vistas da Torre de TV

Mas e onde está o agito da cidade? O preferido talvez seja o Pontão do Lago Sul, maior centro de lazer da capital federal, nas margens do Lago Paranoá. Por lá existem alguns restaurantes e bares (caros, diga-se de passagem) com uma vista incrível que é mais linda ainda no final da tarde quando o sol vai embora. Aproveite para fazer um passeio de barco por lá também, normalmente os roteiros vão até a ponte JK e retornam, em passeios de aproximadamente 1 hora e custo em volta de R$ 35,00.

IMG_5813
Entardecer no lago Paranoá. No filter rs

Outras atrações interessantes são o Estadio Mané Garrincha (possui visita guiada Sábado das 9 as 11h30 portão 5 , atente-se apenas para o fato de não ter alguma partida no dia no estádio, se tiver não tem visita!), que recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014 e rende algumas boas fotos e o gigantesco Parque da Cidade (sim, o mesmo da música da Legião Urbana). Este você pode reservar uma boa parte do dia para visitar pois é bem agradável caminhar por lá sem compromisso, pensando na vida.

SAM_0074
Estádio Mané Garrincha

Falando por fim das visitas cívicas, realizei um total de três, no Congresso, Itamaraty e no Palácio do Planalto. Todas foram excelentes no que se refere a informações, no caso do Itamaraty, já é deixado bem claro que aquela não é uma visita de natureza turística, e sim cívica, há inclusive poucos locais em que fotografias são liberadas para serem tiradas, por exemplo. Não saberia classificar as melhores visitas, todas foram em um nível tão bom que são um prato cheio para quem visita a cidade. Mas caso você esteja sem muito tempo, a visita ao Palácio do Planalto e ao Congresso são mais que imperdíveis!

Veja algumas informações sobre estas visitas:

Palácio da Alvorada: Aberto às quartas-feiras (14h30-16:50) Visitas devem ser agendadas pelo site http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/visitas

Palácio do Planalto: Aberto aos domingos (9h30-14h). Devem ser agendados pelo site: http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/visitas

Supremo Tribunal Federal: Visitação Pública em dias úteis nas seguintes modalidades:

-Visita Monitorada ao Tribunal – de segunda à sexta-feira
-Visita à Sessão de Julgamento das Turmas – terça-feira
-Visita à Sessão de Julgamento no Plenário –quarta e quinta-feira

Todas as modalidades requerem agendamento prévio por e-mail: visitação@stf.jus.br

Congresso Nacional: Aberto de quinta a segunda, das 8h30 às 17h30

Agendamento é obrigatório às quintas e, nos demais dias, apenas para grupos com mais de 15 pessoas. Nos finais de semana não é necessário agendamento.

Contato: (61) 3303-4671 | (61) 3216-1771

visite@senado.leg.br | visitas@camara.leg.br

Palácio do Itamaraty: Segunda à Sexta, 9, 10, 11, 14, 15, 16 e 17h
Sábado, Domingos e Feriados: 9,11,14,15 e 17h

Todos os dias agendamento é necessário, pelo telefone (61) 2030-8051 ou e-mail visita@itamaraty.gov.br

Ministério Público Federal: Visitas guiadas devem ser obrigatoriamente agendadas acontecendo sempre no período da tarde.

E-mail: pgr-memorialmpf@mpf.mp.br
Telefone: (61) 3105-6488

Tribunal Superior Eleitoral: Aberto de Segunda à Sexta, das 12h às 18:30.

Contatos: (61) 3030-7066, e-mail: visita@tse.jus.br

Câmara Legislativa do Distrito Federal: Aberta de Segunda à Sexta, das 8h às 18h

Contato: (61) 3348-8286, e-mail: serep@cl.df.gov.br

Defensoria Pública da União: Visitas guiadas devem ser agendadas em formulário próprio encontrado no site da DPU, ocorrendo de segunda à sexta, no período vespertino. Informações: visitas@dpu.def.br

Fone: (61) 3318-1629, site: http://www.dpu.def.br

Brasília possui bons hotéis nos chamados setores hoteleiros e locomoção por lá é bem fácil com o Uber. Ficamos no Hostel 7( hostel7.com.br/), que possui ótimos quartos e um café da manhã gratuito modesto, mas justo. Prepare seu protetor solar, bonés, e não deixe de caminhar muito por Brasília!

IMG_5849
Visita no Congresso
IMG_5892
Interior do Itamaraty
IMG_5943
Interior do Palácio do Planalto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s